24 de agosto de 2025

Changelog #0: Retomando a jornada

Um registro das férias e da primeira estaca fincada: relato pessoal sobre este momento de transição e os marcos que vão nortear os próximos textos.

chancelog
vida-pessoal

No desenvolvimento de software, usamos o termo changelog (registro de alterações) para o documento que descreve, a cada versão, novas funcionalidades, correções e outras mudanças. Gosto dessa ideia e pensei em trazer algo parecido para o meu blog.

Aqui, vou registrar, de forma pontual e cronológica, o progresso de um período e também as ideias que pretendo desenvolver a seguir.

Acredito que aprender em público e compartilhar meu progresso, como proponho neste formato de postagem, vai me ajudar a dar mais vazão aos meus projetos, aprender mais e evoluir — como pessoa e na carreira.

Os textos podem sair mais longos e detalhados ou mais curtos e objetivos — vai depender do meu humor.

Contexto atual

Atualmente, estou vivendo o primeiro período de férias do trabalho da minha vida. Para conseguir aproveitar bem esse momento, decidi que pegaria um mês completo para descansar e trabalhar nos meus projetos pessoais. Foi nesse processo que surgiu este texto.

Estou iniciando a terceira semana. Na primeira, descansei um pouco e fiquei longe do computador. Na segunda, fiquei imerso surfando na web. Estou escrevendo um texto sobre jardins digitais enquanto transformo meu Notion e meu site pessoal em um. Esse processo de pesquisa tem me levado a diversos sites, blogs e artigos, além de me fazer conhecer pessoas interessantes e ter muitas percepções enriquecedoras em relação ao aprendizado e à organização do conhecimento pessoal.

O problema é que penso demais, planejo muito e executo pouco. Sou perfeccionista e procrastinador, e isso acaba me travando em alguns momentos. Os primeiros textos do blog são de 2021. Acabei parando de escrever e só voltei este ano, em 2025, quando coloquei uma nova versão do site no ar e escrevi o texto O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui. Nesse texto, eu me comprometo a escrever mensalmente no blog, mas não consegui manter esse ritmo, muito por conta dos problemas citados no começo do parágrafo.

Nesse momento, já era para eu ter finalizado o texto sobre jardins digitais e mais alguns outros, mas acabei mergulhando em um mar com tanta informação que me perdi um pouco do objetivo. Percebi que estava tentando colocar muita informação dentro de um único texto, e isso foi uma das coisas que travou o processo.

Na sexta-feira à noite, dia 22/08, depois de encerrar o dia e passar a semana inteira lendo e pesquisando muito, tive uma ideia de como poderia organizar meus pensamentos em texto. Uma forma que me permitisse contar uma história em relação a uma linha de raciocínio que quero abordar e, a partir dela, desenvolver outros textos que detalhem melhor os assuntos citados.

Comecei a escrever um texto que estou chamando de marco digital. Sempre que eu quiser abordar uma linha de raciocínio grande, que sei que vai se desdobrar em diversos textos diferentes, vou seguir esse formato. No marco, consigo traçar a linha principal de raciocínio, contar a história que estou pensando, com alguns detalhes pontuais. Nos textos citados dentro do marco, vou poder desenvolver as ideias de forma mais específica.

Está sendo incrível poder trabalhar nas minhas ideias em tempo integral. Na maioria dos dias, comecei minhas pesquisas à tarde, por volta das 15/16h, e estendi até a madrugada, muitas vezes trabalhando 10 /12 horas seguidas. Isso é transformador: poder focar tanto tempo em algo porque você quer e está gostando, e não porque precisa entregar um projeto da empresa que foi mal pensado e chegou atrasado até você. Pensar sobre algo, escrever, aprender mais sobre o que estou estudando e descobrir coisas novas no meio do caminho é muito enriquecedor. Com certeza, é uma das coisas que me tornam um profissional melhor e uma pessoa mais inteligente, sempre chego ao final do dia com a cabeça cheia de informações novas e pensamentos interessantes.

Escrevi esse texto para fincar a primeira estaca dessa jornada nesse solo digital. Comecei também a escrever o texto do primeiro marco, que vai trazer as principais ideias e conceitos que regerão este blog. Parei para fazer esse registro, colocar os pensamentos em ordem e depois voltar a focar em finalizar o texto do primeiro marco.

Planejamento para as próximas semanas

Tenho um pouco mais de duas semanas de férias e quero traçar algumas metas realistas para serem concluídas nesse período:

  • Finalizar o texto do primeiro marco do blog, que vai dar o contexto e traçar a principal linha de raciocínio do projeto.
  • Finalizar os textos sobre os conceitos “jardim digital” e “segundo cérebro”.
  • Transformar este site em um jardim digital, com mudanças estruturais e conceituais.

A partir disso, vou ter a base necessária para compartilhar diversos pensamentos, estudos e informações que considero relevantes nos próximos meses. Já tenho muita coisa planejada e várias ideias de textos registradas no Notion, só esperando eu conseguir entrar mais no flow de executar mais e pensar menos.

Planejei muita coisa legal até o fim do ano. Espero poder voltar a este texto quando chegar lá e refletir sobre a importância de ter fincado essa primeira estaca nesse solo digital para guiar a jornada.